Genuinamente brasileiros, Gol e Palio nasceram para serem populares; rivalidade já dura mais de 15 anos
Há exatos dez anos, o brasileiro da classe média podia escolher entre nove compactos "de entrada". OVolkswagen Gol já era líder de vendas, seguido por Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Fiat Mille,Ford Fiesta Rocam, Renault Clio, Peugeot 206 e Ford Ka. Se descartados os populares das marcas francesas, o cenário era basicamente dominado pelas chamadas "quatro grandes" – Fiat, Ford, General Motors e Volks.
Pois bem, após uma década, enfim o mercado brasileiro passa por uma revolução liderada justamente pelos compactos de entrada. A classe média efervescente fez as vendas de carros no país explodirem. E desde 2007, o nicho só cresce. Peugeot 206 virou 207, VW Fox, Chevrolet Agile e Renault Sandero estrearam. E de 2008 para cá, Gol, Palio e Uno ganharam novas gerações – e importados, como o Nissan March, desembarcaram.
Pois bem, após uma década, enfim o mercado brasileiro passa por uma revolução liderada justamente pelos compactos de entrada. A classe média efervescente fez as vendas de carros no país explodirem. E desde 2007, o nicho só cresce. Peugeot 206 virou 207, VW Fox, Chevrolet Agile e Renault Sandero estrearam. E de 2008 para cá, Gol, Palio e Uno ganharam novas gerações – e importados, como o Nissan March, desembarcaram.
O Brasil vive no momento a maior renovação da história do segmento de carros de entrada. Montadoras antes "elitistas", como Hyundai e Toyota, entenderam que o único jeito de ganhar volume por aqui é produzindo compactos acessíveis. Por isso, vêm aí HB20 e Etios, dupla que promete mexer com o mercado de populares. OChevrolet Onix, que estreia em outubro, também brigará na faixa dos R$ 30 mil. E Gol e Palio?
Fiat e Volkswagen sabiam que a disputa se acirraria, e já deram suas cartadas. A nova geração do Palio é hoje um dos modelos mais modernos do segmento – chegou às lojas no fim de 2011, após 15 anos sem mudanças profundas. Já o líder Gol, reformulado em 2008, acaba de receber uma atualização estética e tecnológica. Até agosto, os dois hatchs somaram quase 306 mil unidades – juntos, Gol e Palio responderam por mais de 10% das vendas de carros no país. Confira abaixo a disputa entre as versões 1.0 flex em 10 rounds!
Fiat e Volkswagen sabiam que a disputa se acirraria, e já deram suas cartadas. A nova geração do Palio é hoje um dos modelos mais modernos do segmento – chegou às lojas no fim de 2011, após 15 anos sem mudanças profundas. Já o líder Gol, reformulado em 2008, acaba de receber uma atualização estética e tecnológica. Até agosto, os dois hatchs somaram quase 306 mil unidades – juntos, Gol e Palio responderam por mais de 10% das vendas de carros no país. Confira abaixo a disputa entre as versões 1.0 flex em 10 rounds!
Recém-renovado, o Gol recebeu várias atualizações; engenharia revitalizou o veterano motor 1.0 TEC
Round #1: Design
Briga entre Gol e Palio é antiga e sempre muito acirrada. O hatch da Fiat nasceu para "caçar" o Volkswagen, e no quesito design, o modelo da fábrica italiana tem histórico positivo. Em quase todas as reformulações que sofreu (exceto na do início de 2007), o Palio superou o Gol em estilo – sobretudo na cabine. E essa vantagem visual permanece. Com traços próprios e estilosos, a nova geração do Fiat encanta mais que o arquirrival, sobretudo após a recente renovação estética que deixou o Volkswagen com a mesma carinha "quadrada" dos demais modelos da montadora alemã (especialmente o Fox).
Briga entre Gol e Palio é antiga e sempre muito acirrada. O hatch da Fiat nasceu para "caçar" o Volkswagen, e no quesito design, o modelo da fábrica italiana tem histórico positivo. Em quase todas as reformulações que sofreu (exceto na do início de 2007), o Palio superou o Gol em estilo – sobretudo na cabine. E essa vantagem visual permanece. Com traços próprios e estilosos, a nova geração do Fiat encanta mais que o arquirrival, sobretudo após a recente renovação estética que deixou o Volkswagen com a mesma carinha "quadrada" dos demais modelos da montadora alemã (especialmente o Fox).
Evidente que gosto não se discute, mas o estilo abaulado, com linhas que lembram o hatch Punto, caiu bem ao novo Palio. Transmite modernidade. As lanternas verticais que sobem pela coluna traseira são ousadas. E o interior é totalmente novo, podendo ser personalizado. No Gol, o centro de estilo da Volks buscou manter o desenho "limpo". Basicamente faróis e lanternas foram modificados – a traseira parece com a do Polo europeu. Por dentro, o novo Gol segue quase igual e exala simplicidade. A maior novidade por dentro é o centro do painel, com acabamento que imita "black piano".
Lanternas do Palio radicalizaram a versão antiga e sobem na vertical; traseira do Gol lembra a do Polo europeu
Round #2: Acabamento
Nem Gol nem Palio surpreendem quando o assunto é acabamento interno. O Fiat tem problema crônico com rebarbas nas peças plásticas. A nova geração até supera a antiga nesse aspecto, mas ainda assim é possível encontrar molduras mal recortadas ou que não se encaixam com perfeição. No Volks, a montagem é visivelmente mais cuidadosa. Só que o hatch da marca alemã é simples demais aos olhos. Os materiais plásticos que cobrem o interior e as texturas escolhidas não impressionam. Por isso, ponto para o Palio, que, além de mais atraente, transmite maior sofisticação aos ocupantes.
Round #3: Itens de série
Listas de equipamentos são ponto crítico nos compactos. Para ganhar preço, as montadoras retiram quase tudo – daí o uso da expressão "pelado". Com Gol e Palio a lógica prevalece (confira as listas!). O Fiat leva vantagem por trazer direção hidráulica, computador de bordo e faróis com dupla parábola desde a versão Attractive 1.0 – a mais simples disponível, e aqui avaliada. No Gol, os faróis usam máscara negra e travas, vidros dianteiros e tampa traseira têm acionamento elétrico de série. De resto, tudo é opcional nos dois hatchs, que ultrapassam os R$ 37 mil quando completos.
Listas de equipamentos são ponto crítico nos compactos. Para ganhar preço, as montadoras retiram quase tudo – daí o uso da expressão "pelado". Com Gol e Palio a lógica prevalece (confira as listas!). O Fiat leva vantagem por trazer direção hidráulica, computador de bordo e faróis com dupla parábola desde a versão Attractive 1.0 – a mais simples disponível, e aqui avaliada. No Gol, os faróis usam máscara negra e travas, vidros dianteiros e tampa traseira têm acionamento elétrico de série. De resto, tudo é opcional nos dois hatchs, que ultrapassam os R$ 37 mil quando completos.
Mais estiloso que o rival, painel do Palio tem formas orgânicas e pode ser personalizado com molduras
Round #4: Conforto
Historicamente o Palio é mais macio em movimento que o Gol. O hatch da Volks sempre foi mais "durinho", para favorecer o equilíbrio em retas e curvas. Por isso, sobre asfalto liso, o Gol é estável e agrada bastante. Mas basta pegar um trecho esburacado e a suspensão "copia" todas as deformações da pista. O novo Palio manteve a tradição e segue imprimindo maior suavidade em movimento, com um diferencial: a Fiat acertou a calibração de molas, amortecedores e afins na troca de carroceria. E a nova geração do hatch produzido em Betim (MG) está mais firme, sem comprometer o conforto. Já em termos acústicos, há quase um empate técnico, com vantagem para o Gol. Para entregar melhor desempenho, o motor 1.0 flex do Palio precisa trabalhar com giros mais altos e, com isso, "berra" mais.
Historicamente o Palio é mais macio em movimento que o Gol. O hatch da Volks sempre foi mais "durinho", para favorecer o equilíbrio em retas e curvas. Por isso, sobre asfalto liso, o Gol é estável e agrada bastante. Mas basta pegar um trecho esburacado e a suspensão "copia" todas as deformações da pista. O novo Palio manteve a tradição e segue imprimindo maior suavidade em movimento, com um diferencial: a Fiat acertou a calibração de molas, amortecedores e afins na troca de carroceria. E a nova geração do hatch produzido em Betim (MG) está mais firme, sem comprometer o conforto. Já em termos acústicos, há quase um empate técnico, com vantagem para o Gol. Para entregar melhor desempenho, o motor 1.0 flex do Palio precisa trabalhar com giros mais altos e, com isso, "berra" mais.
A recente reestilização não mudou quase nada no interior do Gol; painel de aparência simples é ponto fraco
Round #5: Consumo
Com os ajustes feitos pela Volkswagen no motor 1.0 flex, a expectativa era de que o Gol superasse o Palio com alguma folga. A atualização mecânica incluiu até a inédita versão BlueMotion, que na verdade é um pacote que incluí pneus de baixa resistência à rolagem – o kit custa R$ 324. Curiosamente, na cidade o Fiat levou a melhor. Abastecido com etanol, o Palio percorreu 9,1 km/l, enquanto o consumo médio do Gol foi de 9 km/l. Já na estrada, o VW abriu vantagem, com 13,2 km/l contra 10,2 km/l do hatch da fábrica italiana. Resultado: na média combinada, deu Gol, com 11,1 km/l ante os 9,6 km/l assinalados pelo Palio.
Round #6: Desempenho
Com os ajustes feitos pela Volkswagen no motor 1.0 flex, a expectativa era de que o Gol superasse o Palio com alguma folga. A atualização mecânica incluiu até a inédita versão BlueMotion, que na verdade é um pacote que incluí pneus de baixa resistência à rolagem – o kit custa R$ 324. Curiosamente, na cidade o Fiat levou a melhor. Abastecido com etanol, o Palio percorreu 9,1 km/l, enquanto o consumo médio do Gol foi de 9 km/l. Já na estrada, o VW abriu vantagem, com 13,2 km/l contra 10,2 km/l do hatch da fábrica italiana. Resultado: na média combinada, deu Gol, com 11,1 km/l ante os 9,6 km/l assinalados pelo Palio.
Round #6: Desempenho
As mexidas da Volks no 1.0 TEC buscaram reduzir o consumo – a nova sigla do motor vem de "Tecnologia de Economia de Combustível". Mas para a sorte do Gol, os aprimoramentos também melhoraram o desempenho. Nos testes realizados por Autoesporte, o hatch da marca alemã superou (com certa folga) o arquirrival em praticamente todas as aferições. Na aceleração de zero a 100 km/h, por exemplo, o VW precisou de 16,3 segundos, enquanto o Fiat levou 18,5 segundos. Já nas retomadas de 60 km/h a 100 km/h em 4ª marcha, foram 13,2 segundos do Gol, contra 14,4 segundos do Palio.
A melhor performance do Volkswagen também é explícita no dia-a-dia. O maior apetite em baixos giros faz o Golacelerar com mais vontade, favorecido pelo casamento acertado entre o motor 1.0 TEC e o câmbio manual de cinco marchas. No Palio, as acelerações e retomadas só animam quando o motor 1.0 EVO flex trabalha cheio, acima das 4.500 rotações. Outro ponto negativo é o câmbio do Fiat, que tem curso da alavanca mais longo e engates menos precisos. Vale ressaltar, contudo, que nenhum dos dois hatchs empolga ao volante. Ambos tem como ponto forte a economia de combustível.
A melhor performance do Volkswagen também é explícita no dia-a-dia. O maior apetite em baixos giros faz o Golacelerar com mais vontade, favorecido pelo casamento acertado entre o motor 1.0 TEC e o câmbio manual de cinco marchas. No Palio, as acelerações e retomadas só animam quando o motor 1.0 EVO flex trabalha cheio, acima das 4.500 rotações. Outro ponto negativo é o câmbio do Fiat, que tem curso da alavanca mais longo e engates menos precisos. Vale ressaltar, contudo, que nenhum dos dois hatchs empolga ao volante. Ambos tem como ponto forte a economia de combustível.
Bancos do Palio são mais macios e altos que os do Gol; ajustes da coluna de direção são opcionais nos dois hatchs
Round #7: Dirigibilidade
A Fiat trabalhou para deixar o Palio mais firme nas manobras e conseguiu. A nova geração do hatch evoluiu muito em relação à antiga – que era molenga e inclinava demais a carroceria em curvas e frenagens. Só que o acerto de suspensão da Volkswagen segue irretocável. Embora perca em conforto no asfalto castigado, o Gol é referência em equilíbrio dinâmico no segmento. As respostas aos movimentos do volante são imediatas e a solidez com que o hatch faz curvas e encara retas transmite agradável segurança ao condutor.
Round #8: Segurança
Falar de segurança em carros populares ainda é complicado. Recursos básicos, como airbags frontais e ABS para os freios, ainda são vendidos como opcionais – em alguns modelos os itens sequer são oferecidos. Com Gol ePalio, a história se repete. E tem um dado curioso: como a instalação dos itens não é obrigatória (só a partir de janeiro de 2014), Fiat e Volkswagen "cumprem tabela", com airbags e ABS vendidos em pacotes com preços praticamente iguais. No Palio, ter ABS e airbags custa R$ 1.544, enquanto no Volks o "módulo segurança" sai por R$ 1.550.
Com melhor torque em baixos giros, motor 1.0 TEC do Gol desbancou (com alguma folga) o 1.0 Evo da Fiat
Round #9: Preços
Gol e Palio são tão rivais que, até nos preços, a briga é nos detalhes. O hatch da Volks parte de R$ 27.990, um tantinho menos que os R$ 28.440 pedidos no Palio Attractive. Só que o Fiat já vem com direção hidráulica, computador de bordo e faróis com dupla parábola, itens opcionais no rival. Por outro lado, o VW tem travas, vidros e abertura da tampa traseira, recursos vendidos à parte no Palio. Quando completos, os modelos ficam repletos de recursos interessantes, mas pecam no preço. Da forma como vieram para o comparativo, Gol e Palio1.0 saem por caríssimos R$ 37.405 e R$ 37.575.
Round #10: Atualidade
A Volkswagen tentou ir além de uma simples reestilização, e mexeu na mecânica e na eletrônica do Gol. Resultado: o campeão nacional de vendas está mais sofisticado – quando equipado com sensores traseiros, por exemplo, a telinha do rádio no painel reproduz um gráfico que mostra a distância do carro em relação ao obstáculo. Só que, em termos de projeto, o novo Palio é mais atual – chegou no fim de 2011, enquanto o arquirrival é o mesmo desde meados de 2008. Por isso, o Fiat leva a melhor no quesito, mesmo o Gol tendo herdado a plataforma (mais sofisticada) derivada do Polo brasileiro.
Gol e Palio se mostraram competitivos, mas terão de oferecer um "algo mais" na briga com HB20, Etios e Onix
Resultado
Foram duas semanas de testes, uma com cada modelo. Ainda sob "efeito novidade", o Gol até chamou a atenção nas ruas, embora provavelmente muitos o tenham confundido com o Fox. No dia-a-dia, o modelo da Volkswagen cativou sobretudo pelo desempenho agradável para um carro 1.0. O renovado motor TEC surpreendeu na entrega de torque em baixos giros. Com o acerto preciso do câmbio e a postura sempre firme sobre o asfalto, o Gol só peca mesmo pela falta de estilo e pela simplicidade do interior. O painel até ganhou um aplique imitando "black piano", mas...
Na comparação de cabines, por exemplo, dá Palio. O hatch da Fiat tem visual mais sofisticado, seu painel pode ser customizado, o quadro de instrumentos parece mais chique e o interior, de modo geral, foi mais bem planejado. Há, por exemplo, porta-garrafas nos bolsões das portas. Já em relação às tecnologias embarcadas, temos um empate técnico. Mais uma vez, o que um não tem, o outro oferece, e vice-versa. Ou seja, completos (como vieram), Gol e Palio ficam superequipados, porém muito caros – ambos ultrapassam a faixa dos R$ 37 mil, valor bastante salgado para modelos 1.0.
A disputa entre os dois hatchs foi tão acirrada, que a decisão foi por pontos. Nos itens referentes à carroceria (como acabamento, estilo e equipamentos de comodidade), o Palio levou a melhor. Já na parte dinâmica (que inclui motor, dirigibilidade e consumo, entre outros), o Gol se sobressaiu. No quesito mercado, o Fiat levou vantagem por ser um projeto mais recente. Mas o Volks termina vencedor do confronto por uma diferença ínfima de pontos: o Palio teve média final de 7,9 pontos, e o Gol anotou média 8. Mas vale ressaltar: daqui para frente, tudo muda. Fiat e Volks terão de se mexer para que Gol e Palio seguirem competitivos diante do trio de novatos HB20, Etios e Onix. Eles vêm para entregar um "algo mais".
A disputa entre os dois hatchs foi tão acirrada, que a decisão foi por pontos. Nos itens referentes à carroceria (como acabamento, estilo e equipamentos de comodidade), o Palio levou a melhor. Já na parte dinâmica (que inclui motor, dirigibilidade e consumo, entre outros), o Gol se sobressaiu. No quesito mercado, o Fiat levou vantagem por ser um projeto mais recente. Mas o Volks termina vencedor do confronto por uma diferença ínfima de pontos: o Palio teve média final de 7,9 pontos, e o Gol anotou média 8. Mas vale ressaltar: daqui para frente, tudo muda. Fiat e Volks terão de se mexer para que Gol e Palio seguirem competitivos diante do trio de novatos HB20, Etios e Onix. Eles vêm para entregar um "algo mais".
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