Tecnologia usa um compressor normal e outro elétrico
Por Robert Henrique | 21/09/2012
Após ter revelado o A3 Sportback e a versão esportiva do hatch, o S3, a Audi revelou uma nova tecnologia biturbo voltada, inicialmente, para seu motor 3.0 V6 diesel (TDI). O sistema utiliza uma turbina normal (que usa os gases do escape para ativar o compressor, que pressurizará o ar na admissão), além de um novo compressor elétrico, cuja função é melhorar a entrada de ar no motor em baixas rotações — justamente no momento em que o turbo convencional é menos eficiente.
Enquanto a turbina normal fica posicionada antes do intercooler, para que o ar pressurizado possa ser resfriado, o compressor elétrico é instalado após o resfriador. De acordo com a Audi, o componente movido a energia elétrica pode atingir altíssimas rotações em um espaço de tempo reduzindo, sanando a falta de força no momento em que o motor se encontra em baixas revoluções.
Enquanto a turbina normal fica posicionada antes do intercooler, para que o ar pressurizado possa ser resfriado, o compressor elétrico é instalado após o resfriador. De acordo com a Audi, o componente movido a energia elétrica pode atingir altíssimas rotações em um espaço de tempo reduzindo, sanando a falta de força no momento em que o motor se encontra em baixas revoluções.
Quando o turbo normal atinge o seu pico de eficiência, uma válvula na saída do intercooler muda sua posição, passando a direcionar a entrada de ar diretamente para dentro do motor, inibindo o funcionamento do componente elétrico. Apesar de falar sobre a eficiência do sistema, a empresa alemã, no entanto, não divulgou as informações do novo propulsor — atualmente, ele gera 313 cv e 66,3 mkgf de torque.
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