Modelos Cielo e Tiggo estão envolvidos no reparo
Por Robert Henrique | 29/08/2012
A Chery do Brasil anunciou nesta quarta-feira, 29 de agosto, a realização de um recall envolvendo todas as 12.462 unidades dos modelos Cielo (hatch e sedã) e Tiggo vendidos no país pela presença de amianto (substância que pode causar câncer se inalada) na junta do coletor de admissão e escape do motor.
Segundo a empresa, não há casos de danos à saúde registrados no Brasil por conta deste problema e os procedimentos adequados para a realização do recall serão definidos pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPC) nos próximos dias. A Chery também alerta que os proprietários não devem “consertar por conta própria essas partes do motor”, assegurando que "os profissionais que executarão o reparo terão nível específico de proteção para realizá-los".
O problema foi identificado após o governo australiano ter solicitado o recolhimento de alguns veículos da marca que tinham amianto em juntas de vedação dos motores e em sistemas de exaustão. A Chery do Brasil afirma que unidades dos lotes enviados à Austrália foram importadas para o mercado brasileiro.
Este não é o primeiro recall envolvendo veículos da Chery no Brasil. Em março deste ano, a empresa foi obrigada a convocar os donos do então recém-lançado compacto S18 para um recall causado por problemas no pedal de freio. Em teste realizado por QUATRO RODAS, a haste do pedal se entortou durante a prova de frenagem, quase encostando no pedal da embreagem.
Apesar das evidências (já que o mesmo defeito também aconteceu em unidades testadas por outras publicações), a Chery só anunciou o recall depois de 40 dias, quando decidiu também suspender as vendas do carro.
Segundo a empresa, não há casos de danos à saúde registrados no Brasil por conta deste problema e os procedimentos adequados para a realização do recall serão definidos pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPC) nos próximos dias. A Chery também alerta que os proprietários não devem “consertar por conta própria essas partes do motor”, assegurando que "os profissionais que executarão o reparo terão nível específico de proteção para realizá-los".
O problema foi identificado após o governo australiano ter solicitado o recolhimento de alguns veículos da marca que tinham amianto em juntas de vedação dos motores e em sistemas de exaustão. A Chery do Brasil afirma que unidades dos lotes enviados à Austrália foram importadas para o mercado brasileiro.
Este não é o primeiro recall envolvendo veículos da Chery no Brasil. Em março deste ano, a empresa foi obrigada a convocar os donos do então recém-lançado compacto S18 para um recall causado por problemas no pedal de freio. Em teste realizado por QUATRO RODAS, a haste do pedal se entortou durante a prova de frenagem, quase encostando no pedal da embreagem.
Apesar das evidências (já que o mesmo defeito também aconteceu em unidades testadas por outras publicações), a Chery só anunciou o recall depois de 40 dias, quando decidiu também suspender as vendas do carro.
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